5 de julho de 2009

Bullying não é Brincadeira

Colocar apelidos, ofender, zoar, isolar, humilhar, machucar, intimidar, perseguir, assediar, aterrorizar, amedrontar, agredir, bater, empurrar, roubar, etc. Esses comportamentos, infelizmente comuns na escola, são chamados de bullying. Basicamente, a prática do bullying concentra-se na combinação entre a intimidação e a humilhação das pessoas, geralmente mais acomodadas, passivas ou que não possuem condições de exercer o poder sobre alguém ou sobre um grupo. Em outras palavras, é uma forma de abuso psicológico, físico e social.
Em geral, essas humilhações acontecem na frente da “platéia”. Se você presenciar uma situação dessas não dê risadas e nem aprove. Sem público, o agressor não tem para quem demonstrar suas forças.
Se você sofrer algo do tipo, não demonstre fragilidade, o que o agressor quer ver é você sofrer. Não reaja brigando, isso tornará a situação ainda pior. Não sofra calado! você não deve aceitar humilhação de ninguém, por isso, peça ajuda a um professor, e aos seus pais e não tenha medo e vergonha de dizer o que está rolando.
Por Júlia Barboza (902)